Meu site de Buscar

Seguidores

Wikipedia

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Câncer de mama: a importância do autoexame

MEILI JATENE: "Apalpar os seios em casa pode ser a melhor saída para ter um diagnóstico precoce, descobrir a doença no começo e ter mais chance de cura.
Foto: Thinkstock

Por MEILI JATENE
Estamos em pleno outubro rosa e nada melhor do que falar de como prevenir o câncer de mama. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil teve, em 2012, 53 mil casos novos de câncer de mama. A primeira maneira – mais simples, barata e prática – é fazer o autoexame regularmente. Essa prática pode te ajudar, e muito! Confira abaixo um depoimento da advogada Isadora Salomão:
“O câncer é uma doença que acontece com os outros. Até o dia em que a gente passa a ser “os outros” para os outros. Sim, tenho - ou tive - câncer de mama e descobri fazendo o autoexame. Quando descobri, o meu mundo desabou. E não só o meu, mas o dos meus pais, do meu marido, da minha irmã, da minha família, e de todo mundo que me ama. Mas o lado bom (e tudo na vida tem seu lado bom – menos LP do Fagner!) é que ele é/era bem pequeno, e descobri bem no começo. O médico falou que a chance de cura é de praticamente 100%, e todo o tratamento (quimioterapia) será feito por precaução".
E explica como foi todo o processo: "Eu operei e optei por tirar toda a mama, e também a outra, que estava saudável – a mastectomia radical, assim, foi apenas uma cirurgia, uma recuperação, uma série de quimioterapia, e, se Deus quiser, só um susto. Me considero uma pessoa de sorte, abençoada mesmo, por ter condição de me tratar e porque hoje a medicina é tão avançada. Porque trabalho num lugar com pessoas maravilhosas e que estão me dando todo o carinho e apoio possível e imaginário. Porque tenho uma família que não encontro palavras para descrever o quanto eu amo e como tem sido importante para mim. Ser forte para eles tem me feito ser forte para mim. Porque tenho o melhor marido do mundo, o cara que é “o cara”, que me consola e acolhe, que me coloca para cima e que segura a maior onda. Porque tenho amigos que estão me dando tanto, mas tanto carinho, que me ligam todos os dias, enviam mensagens, que estão rezando, mandando todas as melhores energias".
A advogada aconselha: "Por isso, meninas, façam o autoexame e todos os exames de rotina! Encontrar alguma coisa não é legal. Mas encontrar no começo e poder resolver é muito bom. Para mim, deu tudo certo, não teve metástase, vou ficar bem!!”
Bom, como pudemos acompanhar, Isadora conseguiu diagnosticar a doença cedo, está se tratando e vai ficar bem. Mas ainda, no Brasil, temos uma alta taxa de mortalidade de câncer de mama - 61% dos casos, considerada alta para os padrões mundiais, que podem ser evitadas com esses seis passos que listamos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário